10 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
25/02/22 às 11h08 - Atualizado em 10/05/22 às 10h35

Quadra no Sudoeste fica mais clara e segura com iluminação em LED

COMPARTILHAR

A Companhia Energética de Brasília (CEB), em parceria com a Administração do Sudoeste/Octogonal, executou projeto de eficiência energética na SQSW 101 com a substituição de 136 luminárias convencionais por modelos de LED, que iluminam bem mais. A inauguração da nova iluminação pública ocorreu na noite de quarta-feira (23) na quadra poliesportiva da quadra residencial.

Os recursos, no valor de R$ 105 mil, são provenientes de emenda parlamentar do deputado distrital Reginaldo Sardinha, que esteve presente no evento. Além dele, o superintendente de Iluminação Pública da CEB Ipes, Eduardo Amaral; o diretor de Regulação da CEB, Wanderson de Menezes; a administradora do Sudoeste/Octogonal, Walkiria Garcia de Freitas; o coordenador Regional da Área Central, Hélio Aveiro; síndicos e moradores da quadra prestigiaram o momento.

 “É com muita alegria que inauguramos a nova iluminação da Quadra 101. Hoje, temos 900 luminárias de LED no Sudoeste, e o nosso objetivo é expandir para toda a cidade”, disse a administradora do Sudoeste, Walkiria Garcia de Freitas.

 

 Para o superintendente de Iluminação Pública da CEB Ipes, Eduardo Amaral, a Companhia tem empenhado esforços para substituir as luminárias antigas por novas de LED em todo o Distrito Federal. “É um compromisso da CEB e do governador Ibaneis Rocha de tornar cada vez mais eficiente a iluminação pública do DF, para aumentar a visibilidade dos motoristas, dar mais segurança aos pedestres e melhorar a qualidade de vida de toda a população”, disse Amaral.

 “Temos como objetivo, ainda neste mandato, destinar emendas para iniciar a total troca da iluminação pública da Octogonal, para ser a segunda cidade 100% eficiente do DF, como aconteceu com o Cruzeiro”, disse o deputado Sardinha.

A comunidade já sentiu os efeitos da nova iluminação. Morador há 25 anos da SQSW 101, Eduardo Lira, 32 anos, acredita que a segurança vai aumentar. “Podemos enxergar melhor quem se aproxima nos estacionamentos e aqui temos uma boa praça, com quadra e espaço de convivência que vão ser bem mais aproveitados com essa nova iluminação”, afirmou. 

 As luminárias de LED têm diversos benefícios. Além de maior luminosidade e potência, a economia média com esse tipo de lâmpada pode chegar a 40% para os cofres públicos, tendo um retorno do investimento realizado em cerca de dois anos.

 

*Com informações da CEB

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes